Divulgação do metal português

Emerging Chaos

3540370540_logoEmerging Chaos, banda do Barreiro formada em Maio de 2009 praticante de thrash / death metal, faz a sua estreia sonora em 2011, com a demo “Why We Fight” composta por 4 temas. Depois de várias modificações na sua formação a banda é constituída actualmente por Jim Gäddnäs (voz), Tainan Lucas (guitarra), Eduardo Gonçalves (guitarra), Pedro Nascimento (baixo) e Jorge Silva (bateria). Com este alinhamento lançam este ano o EP “The Decay of Mankind”, com 5 temas num total de 20 minutos que nos mostram a força do seu som.

Para conhecer melhor os Emerging Chaos estivemos à conversa com o Pedro Nascimento.

Viva Pedro! Desde já o muito obrigado por teres aceite responder a estas perguntas e vamos começar pelo iníciode tudo. Como foi a tua introdução ao metal e como era feita a descoberta das novas bandas? Tinhas algum grupo amigo mais perto em que podias contar estas novidades?

O meu primeiro contacto com o metal foi em meados dos 80s quando me ofereceram o álbum “Powerslave” de Iron Maiden. Fiquei completamente passado com aquele som e foi a partir desse momento que procurei conhecer mais bandas dentro  do género. Tinha alguns amigos que já estavam dentro do metal e comecei a trocar k7s regularmente com eles e foi assim que descobri uma porrada de bandas que me influenciaram musicalmente.

Como nasceu o teu gosto por tocares baixo? Em que bandas participas? Estive a ouvir o trabalho “Beyond the Dust” de 1998 aquando da tua participação nos Move Under Disorder. Com um som baseado principalmente no thrash metal o que levou ao desaparecimento desta  banda?

Sempre gostei bastante de bandas com uma secção rítmica forte e quando tive dinheiro para comprar um instrumento  nem pensei duas vezes e comprei um baixo. Tive umas bandas locais com uns amigos mas acho que o salto em termos musicais foi quando me juntei a uns tipos da linha de Sintra e formámos os Move Under Disorder. Foram tempos  muito bons, gravámos e fizemos concertos de Norte a Sul do país mas infelizmente a saída de 2 dos membros precipitou o fim da banda em 2001.

10322844_643415225739084_1624148608434492831_n-2Em Maio de 2009 dá-se o nascimento dos Emerging Chaos do qual és um dos elementos fundadores. Qual foi a necessidade de criar esta banda dedicada ao thrash / death metal? Já  conhecias o pessoal? Conta-nos um pouco desta vossa origem.

Após o fim dos M.U.D. comecei a tocar cada vez menos, ainda tive uns projectos maisvirados para o industrial mas nunca tiveram pernas para andar por varios motivos, até que um dia o Jorge Silva, numa noite de copos, me convidou para uns ensaios. Fizemos ensaios com alguns guitarristas mas foi coma entrada do Tainan Lucas que as coisas começaram tomar forma musicalmente e surgiram os Emerging Chaos. Acho que o tipo de sonoridade nos saiu naturalmente, nunca apontámos para um género específico, as musicas foram surgindo a bom ritmo e gravámos a demo “Why We Fight” (que só saiu em formato digital ) já com o Hugo na voz, mais tarde entrou o Eduardo para a segunda guitarra e começámos as gravações do EP “The Decay of Mankind”.

Depois da saída  do Hugo ‘Hellsinger’ e da ajuda do Osvaldo Serra nas actuações ao vivoandam à procura de um vocalista, até que aparece ofinlandês Jim Gäddnäs.  Como surgiu esta oportunidade entre ambos e como é trabalhar com o Jim? Como foi o processo da criação deste vosso trabalho “The Decay of Mankind” e como tem sido as reacções?

A saida do Hugo aconteceu a meio da gravação do EP, o que veio baralhar completamente todos os prazos de lançamento do EP e pôr em causa algumas datas ao vivo que já tinhamos. O Osvaldo ofereceu-se para nos ajudar com algumas datas    mas sabiamos que os outros projectos dele não lhe deixavam muito tempo livre e nunca deixamos de procurar um vocalista. Testámos sem grande sorte alguns vocalistas até que o Jorge nos informou que um finlandês que se tinha mudado para cá tinha respondido a um dos anúncios que tínhamos colocado. Combinámos uma audição e logo percebemos que era o tipo perfeito para o lugar. A voz do Jimera completamente diferente do que estavamos habituados, muito mais solta e funcionava muito bem nas musicas que tínhamos. As cinco músicas deste EP já estavam gravadas, só faltava colocar voz, mas demos ao Jim oportunidade de refazer do zero todas as letras existentes e ele imediatamente começou a trabalhar nas letras e a gravar as vozes à medida que as ia criando. O EP “The Decay of Mankind” saiu no início de Junho e tem tido boa aceitação e críticas favoráveis.

11667324_867137733366831_5774268655825368504_n-2Qual o próximo passo dos Emerging Chaos? Que achas dacena musical actual da Margem Sul e das suas bandas?   Margem Sul vs Lisbon South Bay, julgo que para ti vai continuar sempre a ser Margem Sul! Como explicas a quantidade de bandas que já saiu desta zona?

Para já os Emerging Chaos estão focados na promoção deste EP e em tocar ao vivo o mais possível, já temos algum material novo e devemos ainda este ano começar novas gravações. Lisbon South Bay?!? A Margem Sul sempre teve uma identidade própria e essa nova designação é um perfeito disparate. A Margem Sul é terreno fértil para bandas e temos vindo a tocar com bandas locais bastante boas e as novas bandas não param de aparecer. Se depender desta margem o Metal não desaparece!

E assim chegamos ao final desta entrevista e obrigado pela colaboração! Estas últimas palavras são tuas e podes dizer de tudo o que te vai na alma! Até uma próxima e vamos continuando atentos aos Emerging Chaos!

Queria agradecer á oportunidade desta entrevista e dar os parabéns pelo apoio e pela divulgação do que por cá se faz em termos de musica pesada!

Confere o som no bandcamp de Emerging Chaos: Emerging Chaos bandcamp

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s